oradores

painel de oradores convidados

Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum

Foto de Sam Brenner Sam Brenner
É licenciado em New Media Design pelo Rochester Institute of Technology e Mestre em Interactive Telecommunications Program pela New York University. É Interactive Media Developer na Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum onde desenvolve trabalho na área de UX design.

Universidade Federal da Bahia

Rita Maia Rita de Cassia Maia da Silva
Museóloga pela Universidade Federal da Bahia (1986) com Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003). Desde 1998, atuou em várias universidades privadas na Bahia, lecionando disciplinas nos cursos de Comunicação, História e Turismo e Artes. Desenvolve pesquisas em temas relativos a imagem-identidade, mais especificamente em temas relativos à cultura afro-baiana; arte contemporânea, design e TIC relacionados aos processos de musealização. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação  e no Programa de Pós-Graduação em Museologia e desenvolve pesquisa de Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, Portugal, tendo ‏como tema a criação de um museu digital para a Associação Cultural Bloco Afro Ilê Aiyê.

Universidade de Aveiro

Francisco Providência Francisco Providência
Tendo recebido formação inicial em Design de Comunicação, lecionou Design e Desenho na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, tendo ingressado no corpo docente da Universidade de Aveiro, onde colaborou na estruturação da formação em Design.Tendo defendido Doutoramento em Obra, dirige o terceiro ciclo na Universidade de Aveiro. Com prática profissional de projeto (em atelier próprio) desde 1985, tem-se dedicado à transferência do Design nas empresas e à Museografia, como domínio síntese e transversal de interdisciplinaridade, hoje mais próximo de uma função criativa dirigida à inovação social. É investigador cofundador da Unidade de Investigação ID+ que, entendendo a poética em design como um ethos localmente contaminado, considera a sua manifestação necessária à diversidade cultural e condição para a saúde do sistema global.
Vasco Branco  Vasco Branco
Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e Computadores (Design de Interação) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1997. É Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde foi um dos primeiros responsáveis pelo desenvolvimento da área de Design (licenciatura, mestrados e doutoramentos). Desde 2008, e enquanto um dos seus fundadores, assume a direção do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), iniciativa conjunta das Universidades de Aveiro e do Porto. Neste âmbito é o investigador responsável pelo projeto CIDES.PT – Centro de Interpretação do Design Português, financiado pela FCT. Integra a Comissão para a área de Design da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Representa a Universidade de Aveiro na ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas). É membro do Comité Executivo da European Academy of Design e do conselho editorial de algumas revistas internacionais na área do Design (The Design Journal, The ‘Radical’ Designist: Journal of Design Culture, I+DISEÑO).
Mario Vairinhos Mário Vairinhos
Docente no Departamento de Comunicaτπo e Arte da Universidade de Aveiro desde do ano de 2001, investigador na área do Design de Interação e da Computação Humano-Computador, com interesse particular nos Media tangíveis e em Realidade Mista. Paralelamente desenvolve trabalho de Arte Digital e projectos de Museografia em design de interação. Foi co-fundador e editor da editora de Arte Conteporânea Mimesis. Licenciado em 1996 em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, obteve em 2001 o grau de Mestre em Artes Digitais na Escola de Artes do Porto da Universidade Católica Portuguesa. É doutorado em Ciência e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto.
Pedro Beça Pedro Beça
Pedro Beça tem uma licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro (2002), mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro (2006) e doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto (2013). Ele é professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro desde 2007 até o presente e membro do CIC.Digital – Digital Media e Interacção, ramo de Aveiro. As suas áreas de interesse são: uso de dispositivos móveis e a cultura participativa em atividades turísticas, particularmente em visitas a museus; desenvolvimento de aplicações Web e móveis, especialmente nas fases de concepção, implementação e validação.
Gonçalo Gomes Gonçalo Gomes
Desde 2006 é assistente convidado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde é responsável pelas unidades curriculares de Projecto em Design Básico e Projecto em Design 1. É igualmente, desde a sua fundação, membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] onde desenvolve investigação na área do design participativo para a herança cultural futura. Desde 2012 é igualmente responsável de operações do ID+ DESIS Lab, um laboratório membro da rede internacional DESIS – Design for Social Innovation and Sustainability.
Para além disso, é designer e aluno de doutoramento do Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro onde se dedica à tese “Para uma Herança Cultural Significativa, Uma Intervenção do Ponto de Vista do Design.
Foto de Alexandra Moreira Alexandra Beleza Moreira
Leciona Estética, Estética Contemporânea e Critica de Arte no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Prossegue investigação na área epistemologia e fenomenologia da imagem, com particular interesse na depiciton. Integra o Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da U.C.P.
No plano editorial foi responsável pela revista de cultura visual W-Art e pela editora de arte contemporânea Mimesis.
Foto de Ana Bela Martins Ana Bela Martins
É desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.
De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.
Foto de Cristina Cortês Cristina Cortês
Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa (2008) e Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro. Investigadora no INET – MD e membro participativo no Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da APBAD – Associação Português de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Iniciou a sua atividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, atuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções nas Áreas, de Biblioteca e dos Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador.

Universidade do Porto

Alice Semedo Alice Semedo
Professora Auxiliar e atual Diretora do Doutoramento em Museologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após terminar uma licenciatura em Arqueologia na Universidade de Coimbra (Portugal) continuou os seus estudos na Universidade de Leicester (MA 1991 e PhD 2003) onde apresentou uma tese sobre os discursos dos profissionais de museus (The Professional Museumscape: Portuguese Poetics and Politics), orientada pela Prof. Susan Pearce. Cocriadora e editora da Revista Acadêmica MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares e membro do Conselho Editorial da Revista publicada Berghahn Museum Worlds. Keynote-speaker de conferências internacionais. Interessa-se, particularmente, pela utilização de objetos de mediação performativos em museus. Coordena atualmente um estudo de visitantes em museus e monumentos em parceria com a  DRCN e participa num estudo de cultura material, relacionado com os objetos pertencentes ao universo do design Português (CIDES.PT financiado pela FCT) e que pretende aprofundar os processos de estudo destas coleções, os discursos museológicos, as narrativas que (re)produzem, debatendo propostas e modelos alternativos de pesquisa e exposição. É atualmente investigadora do CITCEM e orienta teses de Doutoramento e de Mestrado dissertações no âmbito desses interesses.
Alexandre Matos  Alexandre Matos
Doutor em Museologia pela Universidade do Porto é, actualmente, director do Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro, Lda. e Professor Afiliado no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua actividade académica e profissional tem como principal foco a investigação na área da gestão e documentação de coleções em museus e a utilização da tecnologia no sector do património cultural. Foi responsável pela primeira tradução da norma SPECTRUM para Português e faz actualmente parte da equipa que gere a tradução e adaptação da norma nos territórios de Portugal e Brasil através do projecto SPECTRUM PT (www.spectrum-pt.org). É investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM – www.citcem.org), membro do conselho consultivo do projecto eCultSkills (www.ecultskills.eu) e embaixador do eCultObservatory (www.ecultobservatory.eu). É membro do ICOM e do seu Comité Internacional para a Documentação (CIDOC). Escreve regularmente no blog Mouseion (www.mouseion.pt).
Sandra Senra Sandra Senra
Licenciada em História da Arte (2004) e Mestre em Museologia (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi Técnica Superior de História da Arte na Divisão de Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, onde realizou o inventário da Arquitetura Religiosa Portuense e o inventário dos Elementos Cerâmicos, Decorativos e de Revestimento (2005-2006). Exerceu funções de curadora e gestora de eventos e exposições em centros comerciais, nacionais e internacionais (2007). Foi docente das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Língua Portuguesa, na Escola EB 2/3 Manoel de Oliveira, Porto (2009-2010). No âmbito do Mestrado em Museologia realizou um estágio curricular na Casa-Oficina António Carneiro (2010-2011) e um estágio profissional no Museu Marítim de Barcelona (2011-2012), tendo, em ambos, desenvolvido um estudo e inventário de uma coleção de Pintura. Foi Bolseira de Investigação Mestre na área da Museologia no projeto CIDES.PT – Centro de Interpretação do Design Português (2013-2014), onde permanece como Investigadora. Atualmente é doutoranda do 3.º Ciclo de Estudos em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.